DÚVIDAS

1. O ENADE É OBRIGATÓRIO AOS ALUNOS?
Sim. O ENADE faz parte do currículo para todos os cursos de graduação. Nesta condição, se torna indispensável para a emissão do histórico escolar ao aluno. Se torna obrigatório também para a expedição do diploma do aluno. Dessa forma, o aluno fica impedido de colar grau caso sua situação não esteja regular em relação ao ENADE e não poderá terá seu diploma expedido, conforme o Art. 5°, §5° da Lei nº 10.861/2004.
2. QUAL A LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO ENADE?
> Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 (criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes)

> Portaria Normativa nº 5, de 9 de março de 2016 (regulamenta o ENADE 2016)

> Portaria Normativa no 40, de 12 de dezembro de 2007

3. QUAL O OBJETIVO DO ENADE?
O principal objetivo do ENADE é avaliar o curso no que diz respeito aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Mede-se também o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.
4. QUAIS OS CURSOS QUE SERÃO AVALIADOS NO ENADE 2016?
Bacharelados: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.

Tecnológicos: agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

5. QUAIS ESTUDANTES DEVERÃO SER INSCRITOS NO ENADE 2016?
Devem ser inscritos pela instituição os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos descritos no Artigo 1º da Portaria Normativa nº 05/2016. Destaca-se que os estudantes ingressantes estão dispensados da participação na prova, mas mesmo assim devem ser inscritos, viabilizando a emissão do Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao ENADE.
6. O QUE SE ENTENDE POR “CONCLUINTES”?
Segundo as normas do Enade, são os alunos com 80% ou mais de carga-horária integralizada para cursos bacharelados ou com 75% ou mais de carga-horária integralizada nos cursos tecnológicos. Alunos que tenham expectativa de concluir o curso no ano de realização do ENADE ou até julho do ano seguinte à realização da prova também devem fazer a prova.
7. NÃO SOU CONCLUINTE. POR QUE TENHO QUE PARTICIPAR DO ENADE WARRIORS?
O MEC anunciou que muito em breve o ENADE passará a ser anual para todos os cursos, e todos os alunos passarão por ele, independente de data de conclusão. O resultado que o aluno tirar na prova futuramente será registrado em seu histórico e diploma e será utilizado como critério para entrada em programas de pós-graduação e concursos. Mesmo que não seja concluinte, é fundamental que o aluno que já tiver cursado mais que 50% do curso se prepare para o ENADE em anos posteriores.
8. POSSO CONSULTAR O LOCAL DE PROVA?
Sim, mas a consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente condicionada ao preenchimento do Questionário do Estudante. O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório pelo aluno, de 20 outubro a 20 novembro de 2016 pelo site do INEP. O concluinte selecionado para participar do ENADE conhecerá a informação sobre seu local de prova somente após terminar de responder todo o Questionário e, neste momento, poderá ser feita a impressão do Cartão de Informação do Estudante. O concluinte que não responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao ENADE.
Imagem

Dicas para o dia da prova!

Confira algumas dicas para você mandar bem em simulados e na prova do ENADE

 

Legislação ENADE 2016